A equipe do UCA na Serra quer permanecer conectada com você. Vamos compartilhar nossas experiências e potencializar nossas aprendizagens.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Como registrar as aprendizagens

"Somente a partir de uma imagem de criança rica e competente, vista como um sujeito que tem direito de participação, e não apenas necessidades, é possível produzir outros sentidos para a construção de um currículo emergente." 
 Maria Carmen Silveira Barbosa e Susana Beatriz Fernandes 

No artigo Uma ferramenta para educar-se e educar de outro modo, as professoras Maria Carmen Silveira Barbosa e Susana Beatriz Fernandes refletem sobre a relação entre a prática da documentação pedagógica e o modo convencional de fazer e pensar o cotidiano da educação infantil.

A prática de observar e registrar o que fazem as crianças da educação infantil não é algo novo, mas a Itália tem sido uma grande inspiração e a referência mundial no que diz respeito à documentação pedagógica. Além de dar visibilidade ao que acontece na escola, essa abordagem ainda possibilita realizar, analisar e problematizar, de forma pública ou coletiva, aquilo que foi observado e registrado, assim como a inseparabilidade entre o documentado e o processo de planejamento, a definição do currículo, a escolha das atividades, a participação das crianças e das famílias no processo de documentação.

Leia mais sobre essa experiência aqui: http://www.grupoa.com.br/site/revista-patio/artigo/6243/uma-ferramenta-para-educar-se-e-educar-de-outro-modo.aspx

Imagem em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário