"Os usos das tecnologias influenciaram o modo de pensar e o comportamento do Homo zappiens. Isso tem importantes repercussões na maneira de aprender e de se relacionar."
Wim Veen e Bem Wrakking
Nós professores, especialmente os que fazem parte do Projeto UCA, estamos vivenciando o fato de que os alunos de hoje demandam novas abordagens e métodos de ensino para que se consiga manter a atenção e a motivação na escola. Essas preocupações devem ser abordadas quando consideramos as consequências das mudanças socioeconômicas decorrentes da presença da tecnologia digital em nossa sociedade.
A geração que nasceu do final da década de 1980 em diante tem muitos apelidos, tais como “geração da rede”, “geração digital”, “geração instantânea” e “geração ciber”. Todas essas denominações referem-se a características específicas de seu ambiente ou comportamento. A geração da rede difere de qualquer outra do passado porque cresceu em uma era digital. Chamamos essa geração de Homo zappiens, aparentemente uma nova espécie que atua em uma cultura cibernética global com base na multimídia
Ficou curioso? Leia o artigo Educação na Era Digital, uma adaptação do capítulo 2 do livro Homo zappiens: educando na era digital, de Wim Veen e Bem Wrakking (Artmed, 2009).
Ele está disponível na edição 28 da Revista Pátio e online aqui: www.grupoa.com.br/site/revista-patio/artigo/5824/educacao-na-era-digital.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário